quinta-feira, 28 de abril de 2011

Uma biografia em homenagem à Pablo Neruda

Eu poderia escrever as mais belas palavras de amor esta noite, mas a noite possui perfume de passado,
e até mesmo as luzes
e o frio
e a chuva
e o vento
carregam consigo palavras de esquecimento.
Eu poderia escrever as mais belas palavras de amor,
mas não esta noite
- ou não sobre esta noite.
Eu poderia sim nesta noite
falar sobre as passadas noites
em que tudo que esta noite me lembra;
estas sim seriam belas palavras
- isto se eu conseguisse enxergar tanta beleza na saudade.

Há um longo caminho entre entender a beleza do passado e coroar a falta,
o ausente,
em entender a beleza desta noite
por apenas entender a beleza desta noite
e não entender a beleza desta noite
como um simples lembrar daquelas noites
- em que vivíamos aquelas noites.
Eu poderia, se.
Mas não posso
não quero
não me permito
escrever as mais belas palavras
em tom de pretérito passado.

Porém tampouco consigo me deixar em silêncio.

Nenhum comentário: