quarta-feira, 23 de março de 2011

Mais uma carta para Maestro

Ontem redescobri o quanto estavas bem; as pessoas estão te elogiando, sabia? Fazia tempo... fazia tempo que eu não ouvia bem de você - bem ou mal, fazia tempo que eu não ouvia seu nome, e que eu não fingia não me interessar. Faz tempo, não?
Quando você me deixou aquele recado, e que cheguei em casa e a porta estava destrancada, e que entrei em casa e você não estava, e que fiquei sem saber o que fazer; quando você decidiu ir embora nunca pensei... nunca havia pensado o que pensei, antes. Foram coisas horríveis, e graças a Deus você não estava ao meu lado para sabe-las - pois você lia minha mente como se fosse um cartão postal qualquer, e não pela desimportância, mas pela facilidade, simplicidade até banal com que fazias aquela mágica.
Não sei exatamente onde você foi parar, nem seu amigo, o Rei, sabe onde estás. Ele só conseguiu me dizer que estavas pelo litoral, e que estavas bem. Ele está tentando te encontrar, sabia? Está refazendo seus passos por meio de suas deixas descuidadas do seu paradeiro; e eu não sabia que você tinha falado de mim para ele. Fiquei feliz em saber isto. Quer dizer que fui importante de verdade, e não uma daquelas que você vem, vai e deixa para trás - e por isso te escrevo isso, nunca tive uma chance de te reencontrar e dizer cara a cara o que eu gostaria de ter te dito, como fiz na última carta de mais de ano atrás.
Fico pensando se você chegou ao lugar em que queria chegar. Me lembro de nossas conversas sobre nosso - meu, seu, e não exatamente nosso - futuro. Me lembro que não tinhas certeza de muitas coisas. Me lembro o quão bom você era nas coisas que fazia - às vezes juro sentir seu cheiro na nova cozinha, e o cheiro do que você aprontava pra gente nas noites de estrelas. Ainda continuas fazendo isso? Me lembro que você me disse que isto provavelmente seria um hábito eterno. Me lembro de muitas coisas.
Tentei fazer as contas de quanto tempo passou desde sua partida, e não consegui chegar a lugar nenhum; não por não saber que faz mais ou menos um anos e quatro meses, mas por perceber que isto é uma conta que talvez - e eu espero que não - sirva só para você. Para mim faz uma vida.
Muitas coisas mudaram por aqui, mas tanta coisa continua igual...
tive que me mudar algumas vezes para tirar do meu cotidiano os caminhos que caminhávamos por passeio ou para o trabalho; por mais que por ser uma cidade pequena ainda acabe chegando às mesmas ruelas e cinemas, e lojas, e restaurantes e lanchonetes, e bares - que você não gostava muito de me acompanhar. Lembra daquela minha amiga que sonhava em ir à Europa? Está por lá agora. Finalmente conseguiu. Bom, não?
Apesar das mudanças, ainda continuo com os mesmos sonhos bobos. E espero que continues com seus bobos sonhos também. Não há nada como eles para nos lembrarmos de onde viemos.
Foi um tempo bom, aquele nosso. Nunca havia pensado que eu sentiria tanto a falta de alguém que conheci por causa do Acaso - por mais que, convenhamos, todas as pessoas que conhecemos, direta ou indiretamente, são vítimas do acaso; mas você é diferente, e você sabe disso.
É uma pena que eu tenha que guardar na gaveta tudo isso; talvez eu tenha sorte do Rei entrar em contato comigo novamente para eu poder entregar isto para ele, para que ele possa entregar isto para você - por mais que eu não tenha certeza quanto a querer novamente te ver, não sei se eu teria estrutura para aguentar mais uma partida sua, ou mais algumas palavras suas. Conheci o inferno uma vez, e não é um lugar que me daria o prazer do passeio novamente.
Me lembro que uma vez sonhei que a sua partida tinha sido apenas um sonho; quando acordei e percebi não consegui sair da cama por dias, pelo desespero de querer voltar onde estávamos tão bem, rindo e falando sobre nossos relacionamentos difíceis e complicados.
É, talvez eu não te envie isto; verdades demais não fariam bem e só machucaria meu orgulho. Você sabe que Eliza's possuem um orgulho superior a tudo, e eu principalmente...

É uma pena.
Mas a vida seguiu em frente,
e fiquei feliz de saber que estás bem.
Fique bem,
Eliza.

Nenhum comentário: